Espacio Alpha Gallery
Alameda Grajaú, 60/5  |  Alphaville | Barueri |  São Paulo  - Brasil

© Artnatic 2017 - Mauro Kersul

Zélia Mendonça

A Arte de Zélia Mendonça


 

A arte de Zélia Mendonça deriva da nova tendência que, nas últimas décadas, marcou a arte contemporânea, tanto pela audácia como às vezes pela negação da verdadeira criação estética.

Não é o caso das obras de Zélia Mendonça que, se não se vale das técnicas tradicionais, tampouco mergulha na irreverência fácil. Pelo contrário, valendo-se de objetos como bustos, cadeiras, lâmpadas, ela os transfigura, criando coisas fascinantes, ainda que originárias de nosso cotidiano. Aliás, o fascínio vem dessa transfiguração.

É, portanto, desse choque, do banal com o onírico, que nasce o encanto das obras que ela inventa. Essa invenção – ou reinvenção – seja de um torso feminino seja de uma simples cadeira – dá-se pela profusão das cores e dos elementos inusitados de que lança mão para os recobrir e nos arrastar para o sonho.

Essas obras às vezes evocam os cenários de uma espécie de teatro surreal e, ao mesmo tempo, parecem impregnadas da magia própria aos rituais da cultura negra brasileira. É, por isso mesmo, uma mescla do sofisticado e do popular.

Ferreira Gullar